Veja o que fazer em Salta, cidade conhecida também como La Linda e que faz jus ao seu nome. Salta é uma cidade de médio porte, com aproximadamente 600 mil habitantes. Ela está localizada a 1.466km ao noroeste de Buenos Aires, por isso, está mais próxima a fronteira com o Chile. Ela também está situada perto da Cordilheira dos Andes, no chamado Vale de Lerma, estando cercada por florestas e montanhas verdes. Além disso, ela também é famosa pela sua história, desde o Império Inca que habitou a região, ao período colonial, já que a cidade foi fundada em 1582. Deste modo, Salta mistura cenários naturais com uma linda arquitetura colonial. Agora veja o que fazer em Salta para aproveitar ao máximo a sua viagem.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na viagem à Argentina. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Argentina vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o que fazer em Salta.
Conhecer a Praça 9 de Julho em Salta
No coração da cidade está localizada a Praça 9 de Julho, uma das marcas registradas dessa cidade argentina. Ela é uma agradável praça para passear e tirar fotos. Ao seu redor estão localizados o Cabildo e a Catedral de Salta, dois pontos turísticos importantes que valem a pena conhecer. O Cabildo foi a sede do poder municipal durante o período de colonização e é um local reconhecido pela sua belíssima arquitetura. A Catedral de Salta é uma igreja construída no século 19 e que guarda as cinzas do General San Martín Miguel de Guemes, um dos heróis das independência do país. Por isso, é uma das mais importantes (e belas) igrejas da América Latina.
Visitar o Museo de Arqueologia Alta Montaña em Salta
Este museu também está localizado na Praça 9 de Julho. Ele é um dos passeios que não pode faltar em sua lista de o que fazer em Salta, pois possui uma grande importância cultural para a cidade, além de sua visita ser muito interessante. O Museo de Arqueologia Alta Montaña guarda diversos tesouros da civilização Inca, como as famosas múmias de crianças incas sacrificadas à milhares de anos atrás. Para entrar no museu é necessário pagar uma entrada de $80 pesos argentinos.
Passear pelo Parque San Martín em Salta
No centro da cidade, a aproximadamente três quarteirões da Praça 9 de Julho, encontra-se o Parque San Martín. Ele possui uma grande área verde, bancos para relaxar, um lago com animais e pedalinhos. Além disso, aos domingos acontece uma feira de artesanatos, onde é possível comprar ótimas lembrancinhas de Salta e artesanatos locais.
Andar de teleférico em Salta
Em frente a Praça San Martín existe um teleférico que leva até o Cerro San Bernardo, um morro que é o mais alto mirante da cidade, de onde é possível ter uma vista única de toda a região. Além disso, lá em cima existem monumentos, lanchonetes, jardins e lojas de lembrancinhas. É possível subir até o Cerro San Bernardo a pé ou de carro, mas a opção mais interessante é ir de teleférico. O passeio, contando a subida e a descida custa $110 pesos argentinos.
Passeio no Tren a las Nubes em Salta
Definitivamente este passeio deve entrar em sua programação de o que fazer em Salta. O Tren a las Nubes, ou Trem das Nuvens, é um trem turístico que percorre cerca de 200 km por montanhas da Cordilheira dos Andes e atravessa paisagens espetaculares, desde morros verdes até desertos andinos. O trajeto do trem parte de Salta (1200 metros de altitude) e termina no Viaduto La Polvorilla (a 4.220 metros). Ele é um dos três trens mais altos do mundo, sendo que em alguns trechos é possível que os passageiros consigam ver nuvens abaixo do trem. O Tren a las Nubes percorre a velocidade de 35 km por hora, ideal para quem quer fotografar ou apreciar a paisagem. Durante o passeio você terá música ambiente no trem, comissários, filmes e um restaurante.
Você pode escolher entre fazer todo o percurso de trem, que sai $1.590 pesos argentinos, mas você terá de ir até a cidade San Antonio de los Cobres por conta própria, ou fechar uma excursão saindo de Salta e pegar o ônibus em uma parte do passeio, este último custa $2.570 pesos argentinos. A vantagem dele é que o passeio é mais longo e você faz paradas em uma feira de artesanato e uma charmosa vila.
Visitar a cidade de Cafayate
Cafayate é uma cidade simpática com apenas 12 mil habitantes, localizada a 180 km de Salta. Ela é considerada a segunda melhor região produtora de vinho da Argentina, atrás somente de Mendoza. Ela se destaca pelo seu vinho branco, feito da uva Torrontés, apreciada em todo o mundo. Recomendamos que você visite algumas das vinícolas da cidade, como El Esteco, Nanni e Domingo Hermanos. A cidade possui uma atmosfera agradável e o seu centro está repleto de ótimos restaurantes, lojas de artesanato local e vinotecas, onde você pode comprar alguns dos vinhos produzidos na região.
Reserva Natural Quebrada das Conchas em Salta
A Quebrada das Conchas é uma série de formações rochosas que assemelham-se a paisagem avermelhada do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Ela está cerca de 90 km de distância do centro de Salta e para ir até lá, você utilizará a rota 68, que está entre as mais belas estradas do mundo. A Quebrada das Conchas é uma obra magnífica da natureza que formou um paredão enorme de pedra em formato de teatro que tem um acústica perfeita e é possível observar diversas formações de figuras na parede. Normalmente, as pessoas visitam a Quebrada das Conchas e em seguida vão até a vila de Cafayate, já que é caminho. Este tour sai aproximadamente $210 pesos argentinos.
Apesar de ser pequena, Salta possui uma vida noturna agitada. Durante os finais de semana, é comum as pessoas saírem para o centro à noite, principalmente até as Peñas, bares onde acontecem apresentações de músicas típicas com cantores e bandas locais. Eles vão desde lugares mais calmos até mais animados, com show das casas de tango portenhas. A maioria delas está localizada na Calle Balcarce, mas a mais famosa e tradicional, a La Casona del Molino, fica na Calle Luis Burela.
Dica dos ingressos para passeios e excursões
Comprar seus ingressos antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado.
Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos para a Argentina, e achamos ótimo. Como ele é o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança.
É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos da Argentina, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode colocar a cidade que quiser.
Nós compramos o passeio turístico de ônibus por Buenos Aires, o show de tango com jantar incluso (que é ótimo), o passeio de barco pelo rio Delta do Tigre que é lindo e a excursão para visitar o estádio do Boca Juniors e do River Plate. Todos os passeios são ótimos, as vans e ônibus excelentes e a maioria busca você no próprio hotel.
Muito mais dicas da Argentina no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Argentina, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Argentina. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Use seu celular à vontade na Argentina
Poder usar seu celular em Buenos Aires, Bariloche, na Argentina e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Argentina nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Argentina. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Buenos Aires, Bariloche, Córdoba, Mendoza e qualquer outro lugar da Argentina e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre p que fazer em Salta quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Argentina
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Salta, uma dica legal para quem vai para a Argentina conhecer outras cidades além de Buenos Aires, é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma ótima opção. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Argentina que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro na Argentina com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Argentina
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem Internacional para Argentina com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Veja outras matérias legais da Argentina:
O que fazer em Buenos Aires: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para a Argentina: Melhores formas de levar seus pesos argentinos.
Cidades turísticas da Argentina: As cidades argentinas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Argentina: Incrível pesquisador e dicas excelentes.