Se você tem oito dias para conhecer a Argentina, confira aqui as nossas dicas de o que fazer pelo país e os passeios locais imperdíveis. Com oito dias na Argentina, você terá que decidir qual cidade e região deseja conhecer. Há quem prefira esquiar em Bariloche, ou conhecer o lado de Ushuaia, ao extremo sul, com todas as suas peculiaridades. Mas, como na maioria dos casos a capital da Argentina é a mais escolhida para fazer passeios e conhecer o país, vamos citar aqui um roteiro de 8 dias na Argentina com foco em Buenos Aires, Mendoza e seus arredores:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na viagem à Argentina. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Argentina vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o roteiro de 8 dias na Argentina.
Dia 1 – Buenos Aires
O primeiro ponto cuja parada é obrigatória em Buenos Aires é a Plaza de Mayo, onde estão a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana e outros prédios e museus importantes da cidade. Entre e conheça a maravilhosa catedral e sua arquitetura imponente e, se agendar com antecedência, visite a sede do governo argentino. Depois pare para almoçar no Elena, um dos melhores restaurantes de Buenos Aires. Ele atende a todos os gostos e tem um ambiente super agradável.
Em seguida, siga para o bairro da Recoleta, onde você pode conhecer o Museu Nacional de Belas Artes, um dos mais modernos do país, e o famoso Cemitério da Recoleta, admirado pelos belos túmulos dos famosos argentinos lá enterrados. Também não deixe de visitar o monumento Floralis Generica, um símbolo de vida e tecnologia da capital da Argentina.
De volta ao centro, tome um café em uma das lojas da Havanna que ficam na Calle Florida, principal avenida de comércio de Buenos Aires, e aproveite para comprar alguns alfajores também. Por fim, em uma viagem à capital argentina não pode faltar uma noite com tango, então siga para o Café Tortoni para aproveitar um bom jantar vendo um dos melhores shows de Buenos Aires.
Dia 2 – Buenos Aires
Comece o segundo dia em Buenos Aires passeando pelo centro. Nele você pode visitar o Obelisco da capital da Argentina, que foi erguido na Avenida 9 de Julho. Em seguida faça um tour pelo Teatro Colón, considerado um dos melhores do mundo por sua acústica. Almoce no restaurante Oviedo, também um dos melhores de Buenos Aires.
Ele é conhecido pelos seus pratos de frutos do mar e por sua cartela de vinhos, então não deixe de pedir os dois. Pela tarde, é uma boa ideia passear pelo bairro Palermo e visitar o Museu de Arte Latino Americana, o belo Jardim Japonês e o Hipódromo de Palermo, que é muito bonito e lá acontecem diversas corridas de cavalos durante o ano.
Aproveite a noite para uma combinação prática de restaurante e balada. Prática, pois a melhor balada de Buenos Aires, a Asia de Cuba, é um restaurante até a uma hora da manhã, quando as mesas são retiradas e o lugar se transforma em uma grande pista de dança. Além disso, a Asia de Cuba fica em Puerto Madero, um bairro bem agradável para passear a noite a beira do rio. Se você não gostar de balada, use a noite para conhecer e comprar em algum dos shoppings da capital. Na nossa matérias sobre os shoppings de Buenos Aires descrevemos os melhores deles para facilitar sua escolha.
Dia 3 – Buenos Aires
Uma boa atividade para começar o terceiro dia em Buenos Aires é ir até o bairro La Boca e fazer um tour pelo estádio La Bombonera, casa do famoso time de futebol Boca Júniors. O estádio tem uma estrutura de admirar que pode ser conhecida durante a visita guiada, e também conta com um museu da história do time.
Em seguida, vá para o bairro San Telmo, que é uma atração por si só. Ele fica logo ao lado de La Boca e lá você vai sentir a atmosfera da Buenos Aires antiga e boêmia. Almoce em um dos botecos famosos que existem ali e, se estiver por lá no domingo, dê uma passada na Feira de San Telmo. Nela os comerciantes vendem antiguidades e existem vários artistas se apresentando.
Pela noite, uma boa ideia é jantar no melhor e mais comentado restaurante de Buenos Aires, o Aramburu. Ele é um pouco caro, mas vale cada centavo pela experiência. Lá só existem 6 mesas e o chef Gonzalo Aramburu serve 12 pratos para degustação em cada uma delas.
Também há uma versão mais simples do restaurante, chamada Aramburu Bis. Nele a comida é da mesma qualidade, mas o cardápio é maior e mais barato. Depois de jantar, tente entrar em algum dos speakeasy bares de Buenos Aires que estão escondidos pela capital argentina.
Dia 4 – Buenos Aires
Guarde o quarto dia do seu roteiro em Buenos Aires para conhecer a cidade de Tigre, que está a 33 km da capital argentina. Lá é possível fazer um bonito passeio de barco no Rio Tigre. A viagem acontece no delta do rio, que até chega a lembrar um pouco os canais de Amsterdã. Essa é uma atividade diferente e que encanta os visitantes.
Na volta para Buenos Aires, uma boa ideia é almoçar no La Bourgone. Ele fica no bairro da Recoleta, dentro do Alvear Palace Hotel. O restaurante é conhecido pela sua criatividade dos pratos e pela atenciosidade dos funcionários.Aproveite o resto do dia para fazer algumas compras em Buenos Aires.
O shopping mais famoso da capital argentina é a Galerías Pacífico, um prédio antigo que um dia já foi uma galeria de arte, e por isso seu interior é todo decorado. Hoje ele ocupa um quarteirão e abriga diversas lojas de marcas famosas, exposições e cursos de dança. O shopping fica na Calle Florida, mas, se você já visitou a Galerías Pacífico no primeiro dia de seu roteiro em Buenos Aires, há dezenas de outros shoppings na cidade que podem te interessar, como o del Abasto e o Alto Palermo, por exemplo.
Como é seu penúltimo dia no país, recomendamos que você também utilize o final da tarde para ir até Rosário, uma cidade a 3h30 de carro de Buenos Aires, ou uma hora de avião. É a cidade que mais vale a pena conhecer nos arredores de Buenos Aires, por isso recomendamos que você chegue por lá à noite e aproveite o dia seguinte inteiro para desvendá-la.
Dia 5 – Rosário, Santa Fé
Essa cidade é um pouco mais ampla que Buenos Aires, e famosa por ser a terra de famosos como Lionel Messi e Che Guevara. Ela é recheada de ótimos bares e restaurantes, é moderna mas com ares de interior. No seu único dia na cidade, vale conhecer o Centro Cívico, com a sua Plaza 25 de Mayo, o Palácio dos Leões (visto por fora), a Catedral Nossa Senhora do Rosário e, então, seguir para o belo Parque Nacional da Bandeira, logo à frente, que tem um monumento super bonito. Vale subir também na Torre Central, um monumento de onde você tem visão panorâmica em 360 graus da cidade.
Se você gosta de ciências, continue seu roteiro indo ao observatório e planetário de Rosário; se não, continue até o Parque da Independência, um passeio gratuito e principal área verde da cidade. Lá você pode conhecer jardins, museus, hipódromo e passear de pedalinho no lago. À noite, o local reserva um show de águas dançantes.
Para fechar o dia, se você gosta de badalação, vale conhecer a Boulevard Oroño, que reserva bares e baladas bem agitados, como o Beatmemo e o O’Connell’s Irish Pub. Se não, experimente comer em um restaurante de qualidade, como o Johnny B. Good, com petiscos, o Excalibur, o Monreal (no estilo lanchonete) e o La Gula (um pouco mais caro).
Dia 6 – Córdoba
Essa cidade entre Rosário em Mendoza irá te encantar. Aproveite o sexto dia no país para conhecê-la. Construções antigas, parques, museus e praças famosos estão aqui, então faça um bom passeio cultural durante seu dia na cidade.
Se for no final de semana, aproveite para conhecer a feira que acontece no bairro de Guemes. Há várias coisas interessantes para fazer em Córdoba, então já selecione tudo o que você quer conhecer vendo nossa matéria de o que fazer em Córdoba.
Dia 7 – Mendoza
No seu sétimo dia, viaje para a incrível Mendoza. Apesar de ser possível ir de carro, a viagem é longa, e com poucos dias no país, o melhor a fazer é economizar tempo com um voo doméstico que pode não sair tão mais caro assim. Mendoza é a cidade das vinícolas, com os rótulos mais famosos do país, além de ser uma cidade romântica. Se você está viajando em casal, ou se adora vinhos, é a cidade ideal para conhecer.
Em seu primeiro dia na cidade, contrate um serviço de transfer para de levar às bodegas El Inimigo e Norton, que ficam na mesma região e são mais próximas do centro. Cada uma delas tem as suas peculiaridades, mas todas conferem paisagens lindas, vinhos de qualidade e um passeio inesquecível. Dá para almoçar/jantar no restaurante próprio da que você quiser mais conhecer. Normalmente, todos tem gastronomia requintada.
Dia 8 – Mendoza
Continue seu roteiro pelas melhores vinícolas da Argentina. Em seu último dia, você pode conhecer as bodegas Salentein e Catena Zapata, que ficam um pouco mais afastadas do centro de Mendoza. Assim como no dia anterior, você poderá descansar bastante nesses passeios, vendo cenários lindos e intercalando as caminhadas com degustação de vinhos.
Esses passeios normalmente são feitos com enólogos que entendem muito sobre o assunto, e que acabam sendo muito educativos. Ao final, não deixe de levar algumas garrafas para o hotel! Recomendamos que você também almoce no restaurante da Catena Zapata, que tem pratos maravilhosos e com harmonização de vinhos.
Muito mais dicas da Argentina no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Argentina, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Argentina. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Use seu celular à vontade na Argentina
Poder usar seu celular em Buenos Aires, Bariloche, na Argentina e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Argentina nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Argentina. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Buenos Aires, Bariloche, Córdoba, Mendoza e qualquer outro lugar da Argentina e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o roteiro de 8 dias na Argentina quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Argentina
Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de 8 dias na Argentina, uma dica legal para quem vai para a Argentina conhecer outras cidades além de Buenos Aires,é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma ótima opção. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Argentina que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro na Argentina com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Argentina
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem Internacional para Argentina com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Veja outras matérias legais da Argentina:
Cidades turísticas da Argentina: As cidades argentinas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos na Argentina: Incrível pesquisador e dicas excelentes.