Buenos Aires

Passeios gratuitos em Buenos Aires

Confira os passeios gratuitos em Buenos Aires. Quer viajar à capital argentina e economizar? Aqui indicaremos ótimas atividades grátis para fazer por lá. Em Buenos Aires, muitos dos principais pontos turísticos têm entrada franca, por isso, mesmo se estiver com o orçamento apertado, é possível conhecer as principais atrações sem gastar nenhum peso argentino.

Passeios gratuitos em Buenos Aires

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Argentina. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Argentina.

Passeio gratuito pela Casa Rosada

Um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires que você pode conhecer de forma gratuita é a Casa Rosada, a sede do governo argentino. Ela fica na Plaza de Mayo, centro histórico de Buenos Aires, e os tours no seu interior precisam ser agendados com 15 dias de antecedência e acontecem das 10:00 às 18:00 aos sábados, domingos e feriados.

Passeio gratuito pela Casa Rosada

Lá dentro você vai poder ver as belas salas, galerias e jardins do prédio. Além disso, perto da Casa Rosada estão os museus Casa do Governo e Museu Bicentenário. No primeiro, você encontrará documentos sobre os presidentes da Argentina. Já o Museu Bicentenário conta com arquivos de importância histórica para o país desde a sua independência.

Passeio gratuito pela Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Outro lugar interessante que você pode conhecer de forma gratuita na Plaza de Mayo é a bela Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Considerada uma das igrejas mais importantes do país, ela ficou ainda mais famosa por abrigar o museu do Papa Francisco. Uma curiosidade é que o Papa foi arcebispo ali por 15 anos.

Passeio gratuito pela Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Na visita ao local, além de ver o museu, você vai poder apreciar os incríveis detalhes arquitetônicos, como o piso de mosaico veneziano feito na Inglaterra, a cúpula de 40 metros cheia de pinturas renascentistas, uma capela secundária que homenageia o padroeiro de Buenos Aires, San Martin de Tours, e um mural em homenagem às vítimas do Holocausto.

A catedral abre de segunda a sexta das 07:30 às 18:45, e aos finais de semana das 09:00 às 19:00.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Passeio gratuito pelo Cemitério da Recoleta

Por mais estranho que possa soar a princípio, o Cemitério (sim, um cemitério) da Recoleta é um importante ponto turístico de Buenos Aires. Localizado no chique bairro de mesmo nome, o local ganhou fama pela beleza e riqueza das lápides, e assim passou a ser um dos cemitérios mais visitados do mundo.

Passeio gratuito pelo Cemitério da Recoleta

Lá estão enterrados presidentes, ganhadores do Prêmio Nobel, escritores conhecidos e outras personalidades argentinas importantes, como Evita Perón, por exemplo. O Cemitério da Recoleta fica aberto, diariamente, das 08:00 às 17:00, e existem alguns tours guiados pelo local durante a semana.

Passeio gratuito por El Caminito

Uma das áreas mais famosas entre os turistas na capital argentina é El Caminito, que fica bem perto do Estádio La Bombonera. Essa popularidade vem, principalmente, por conta das casinhas coloridas, dos artistas de rua que se apresentam por ali, e por ser um bom lugar onde comprar souvenirs em Buenos Aires.

Passeio gratuito por El Caminito

Por conta disso, se tiver tempo para conhecer essa região da cidade, aproveite para caminhar, comprar algumas lembrancinhas tradicionais para trazer na mala e ver os dançarinos de tango.

Lá você também pode comer no restaurante La Barriga, que tem ótima comida, preços mais justos e apresentações de tango. Ou, ainda, no Cafe La Perla, um dos mais antigos e legais da cidade.

Passeio gratuito pela Floralis Genérica

Conhecida como a “flor de metal”, a Floralis Genérica, na verdade, é muito mais do que isso. Localizada na Recoleta, ela é uma flor de aço de 20 metros e 18 toneladas que se fecha durante a noite e abre quando o dia chega.

Passeio gratuito pela Floralis Genérica

Como ela demora para se movimentar, é bom dar duas passadas no parque que a contorna: uma de manhã e outra à noite, assim é possível ver seus vários estágios. Esse é um passeio gratuito e muito legal para colocar na lista de o que fazer em Buenos Aires.

Passeio gratuito pelos Bosques de Palermo

O Parque Tres de Febrero, também conhecido como Bosques de Palermo, é uma área verde de 25 hectares que ocupa boa parte do bairro de Palermo. Dentro dele existem várias atrações (muitas delas gratuitas) interessantes para conhecer, como:

  • El Rosedal, que é uma das partes mais bonitas, pois conta com milhares de rosas, um lago e várias esculturas;
  • Planetário Galileu Galilei, que é o planetário mais importante da Argentina;
  • Hipódromo de Palermo, onde é possível ver algumas corridas de cavalo;
  • Jardim Botânico, que possui mais de 5 mil espécies de plantas;
  • Jardim Japonês, que também é muito charmoso.

Vale a pena passar um dia inteiro só explorando esse incrível parque de Buenos Aires.

Passeio gratuito pelos Bosques de Palermo

Tours gratuitos por Buenos Aires 

Uma dica bem legal de passeio gratuito em Buenos Aires, são os chamados Free Tours. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, e um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo nos detalhes.

O tour é gratuito, mas no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia, então o valor da gorjeta fica a critério de cada um. É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar.

Free Tour por Palermo

No site que a gente usa para comprar os passeios e ingressos de Buenos Aires tem passeios muito legais que são:

  • Free Tour pelo centro histórico de Buenos Aires
  • Free Tour por La Recoleta
  • Free Tour por San Telmo
  • Free Tour por Puerto Madero
  • Free Tour pelo bairro de La Boca
  • Free Tour por Palermo
  • Free Tour por Villa Devoto
  • Free Tour de cinema pelos cenários de filmes
  • Free Tour pelo Cemitério da Recoleta
  • Free Tour pelo Cemitério da Chacarita

Free Tour pelo Cemitério da Recoleta

Para fazer esses tours é só entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo. É onde sempre compramos e encontramos os melhores preços. Existem bastantes passeios gratuitos por Buenos Aires, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos.

A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato. E nesse site, por exemplo, já tem a cobrança em reais por PIX. O que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Comprando por ele você já vai economizar bastante.

Passeio gratuito pela Reserva Ecológica Costanera Sur

Ocupando praticamente toda a área leste do bairro Puerto Madero e bem na beira do Rio de La Plata está a Reserva Ecológica Costanera Sur, que é outra enorme área verde que vale a pena conhecer em Buenos Aires.

Passeio gratuito pela Reserva Ecológica Costanera Sur

Esses 350 hectares são pouco conhecidos entre os turistas, mas ele é um espaço legal para curtir a natureza, relaxar durante a viagem, andar de bicicleta, fazer trilhas e aproveitar um piquenique ao ar livre. Ela funciona de terça a domingo, das 09:00 às 18:00.

Passeio gratuito pela Feira de San Telmo

Desde 1970, todos os domingos a partir das 10:00 acontece em San Telmo a tradicional feira ao ar livre do bairro, que atrai mais de 10 mil pessoas todos os finais de semana. Por toda sua extensão de um quilometro é possível fazer compras, ver apresentações de dançarinos, músicos e artistas em geral e conhecer um pouco mais sobre a cultura argentina.

Passeio gratuito pela Feira de San Telmo

Se você estiver em busca de souvenirs, antiguidades, comidas típicas ou qualquer outra coisa, saiba que na Feira de San Telmo você vai encontrar, e, o melhor, é que lá os preços são muito bons. Esse é um passeio gratuito diferente e muito animado, afinal o bairro é conhecido pela sua atmosfera boêmia.

Passeio gratuito por Puerto Madero

Se você procura um programa agradável para fazer a noite em Buenos Aires, não deixe de passear pelo moderno bairro de Puerto Madero, que é onde está o porto da cidade. Reformado recentemente, o local ganhou um ar mais sofisticado e é um dos espaços mais frequentados pelos moradores de Buenos Aires e pelos turistas.

Puerto Madero em Buenos Aires

Se estiver por lá, aproveite para comer ou beber em alguns dos restaurantes, bares e baladas que o bairro abriga. Ou, então, contemple e faça vários registros fotográficos da linda vista do seu calçadão e da Puente de la Mujer.

Passeio gratuito pela Praça do Congresso

A Plaza del Congreso, que fica em frente ao Prédio do Congresso, é um lugar importante de Buenos Aires, pois esse é o marco zero da Argentina. Além dele, ali você vai encontrar a estátua do pensador, os monumentos a Mariano Moreno, Ricardo Balbín, José Manuel Estrada, Alfredo Palacios e aos congressistas, uma bela fonte de água e jardins bem coloridos e arborizados.

Passeio gratuito pela Praça do Congresso

Já nos arredores da praça estão o Museu do Senado, o Palácio Barolo, outros prédios administrativos do governo, restaurantes, lojas, teatros, igrejas. Esta área é uma verdade imersão na cultura e história de Buenos Aires.

Passeio gratuito na livraria El Ateneo Grand Splendid

Se você gosta de literatura, uma visita à livraria El Ateneo não pode ficar de fora do seu roteiro por Buenos Aires, mesmo que não vá comprar nenhum livro. Isso porque ela foi construída no prédio do antigo Teatro Grand Splendid, que funcionou ali no início do século 20.

Passeio gratuito na livraria El Ateneo Grand Splendid

Depois de uma renovação (que manteve a estrutura original), os 2 mil metros quadrados foram transformados em uma grande livraria, que está sempre na lista das melhores e mais bonitas do mundo. O local ficou tão famoso que ele recebe mais de 1 milhão de visitantes todos os anos.

Esse é um ótimo lugar para você ir tomar um café, ver alguns livros, escutar música e passar algum tempo. A Ateneo abre de segunda a quinta das 09:00 às 22:00, de sexta à sábado das 09:00 às 00:00 e aos domingos das 12:00 às 22:00.

Livraria El Ateneo Grand Splendid

Passeio gratuito pelo Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes guarda a maior coleção pública de arte da América Latina, pois conta com mais de 12 mil obras. Os principais destaques são os grandes acervos de obras da Europa do século 19 e os trabalhos dos artistas argentinos.

Passeio gratuito pelo Museu Nacional de Belas Artes

Fundado em 1895, o MNBA separa seus 24 salões por período histórico, indo desde a arte antiga até os trabalhos contemporâneos. Entre os artistas mais famosos expostos ali estão Rodin, El Greco, Manet, Van Gogh, Sebastião Salgado, Goya, Picasso, Kandinsky e Pollock.

O museu conta com visitas guiadas e a entrada nele é grátis todos os dias, diferentemente dos outros museus em Buenos Aires. O museu, que fica na Recoleta, funciona de terça a sexta das 11:00 às 20:00, e aos fins de semana ele abre uma hora mais cedo.

Passeio gratuito pelo Museu Histórico Nacional

Localizado em San Telmo, o Museu Histórico Nacional, como o nome já diz, conta a história da Argentina. A partir de objetos da Revolução de Mayo, os visitantes são levados em uma viagem sobre as lutas do país e seus costumes até a Guerra da Independência.

Passeio gratuito pelo Museu Histórico Nacional

Uma das figuras de destaque do museu é o General San Martín, que é considerado o libertador da Argentina. Além disso, no local também é retratada um pouco da história dos povos que habitavam a região antes da chegada dos espanhóis.

Lá dentro existem diversos quadros, bandeiras, imagens religiosas, cartas, armas, fotos, uniformes e outros objetos que preenchem os diversos salões de exposição. Nesse museu a entrada também é gratuita e ele fica aberto às quartas, quintas, sábados e domingos das 11:00 às 19:00. Às sextas ele abre das 11:00 às 21:00.

Museu Histórico Nacional em Buenos Aires

Passeio gratuito pelo Centro Cultural Kirchner

Uma excelente atração para conhecer em Buenos Aires é o Centro Cultural Kirchner, que foi inaugurado em 2015. Com uma fachada clássica e um interior super moderno, esse centro cultural feito dentro do antigo prédio dos correios é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo.

Passeio gratuito pelo Centro Cultural Kirchner

Dentro dele você vai encontrar diversos espaços, como teatros, salas de concerto, dezenas de galerias de arte, terraços com lindas vistas, salas com aulas de yoga, meditação, dança, história, música e ciência. Muitas das atividades que acontecem ali são de graça e eles também fornecem um tour guiado de uma hora e meia pelo prédio. O local abre de terça a domingo das 14:00 às 20:00.

Tours pagos por Buenos Aires

Além dos passeios gratuitos, existem alguns tours que são imperdíveis e que você precisa comprá-los se quiser visitá-los. Os que achamos que não podem ficar de fora são: excursão a Tigre de barco, ônibus turístico de Buenos Aires, espetáculo de tango no café de los Angelitos e espetáculo de tango em La Ventana. E, o lugar mais barato para comprar eles é esse site aqui de ingressos para a Argentina.

Tango em Buenos Aires

Muito mais dicas da Argentina no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Argentina, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Argentina. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar na viagem à Argentina

Use seu celular à vontade em Buenos Aires

Poder usar seu celular em Buenos Aires, Bariloche, na Argentina e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Argentina nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Argentina. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Buenos Aires, Bariloche, Córdoba, Mendoza e qualquer outro lugar da Argentina e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os passeios gratuitos em Buenos Aires quando estiver lá.

Pessoa usando o celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Buenos Aires

Agora que você já viu tudo sobre os passeios gratuitos em Buenos Aires, uma dica legal para quem vai para Buenos Aires é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma ótima opção.

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Argentina que são próximas, explorar suas estradas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro na Argentina.

Carro na Argentina

Uma indicação também que faz a diferença na viagem a Buenos Aires é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Esta cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Buenos Aires.

Buenos Aires na Argentina

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Comprar seus ingressos antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado.

Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos para a Argentina, e achamos ótimo. Como ele é o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança.

Passeio de ônibus turístico por Buenos Aires

É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos de Buenos Aires, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode mudar para qualquer outra cidade também.

Nós compramos o passeio turístico de ônibus por Buenos Aires, o show de tango com jantar incluso (que é ótimo), o passeio de barco pelo rio Delta do Tigre que é lindo e a excursão para visitar o estádio do Boca Juniors e do River Plate. Todos os passeios são ótimos, as vans e ônibus excelentes e a maioria busca você no próprio hotel.

Não se esqueça do seguro viagem para Buenos Aires

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior.

O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de seguro viagem internacional para Argentina com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias legais de Buenos Aires:

O que fazer em Buenos Aires: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Buenos Aires: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Buenos Aires: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *