Saiba onde esquiar em Buenos Aires. A verdade é que na capital argentina não existe nenhuma pista ou montanha onde você pode ir para esquiar. No entanto, não é muito difícil ir para Buenos Aires e separar alguns dias para esquiar em alguma outra cidade.

Onde esquiar em Buenos Aires

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Argentina. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Argentina.

Esquiar na região de Bariloche/ Neuquen

O lugar mais interessante para esquiar no país é na região de Bariloche/ Neuquen. Bariloche é uma das principais cidades turísticas da Argentina e ela fica bem na Cordilheira dos Andes. Por conta disso, esse é o lugar muito popular entre os brasileiros no inverno.

Esquiando em Bariloche

Bariloche fica a 1580 quilômetro de Buenos Aires, o que dá cerca de 2 horas de avião. Em toda essa área (incluindo Neuquen) estão várias das principais pistas de esqui da Argentina, como o Cerro Catedral, o Cerro Otto e Piedras Blancas. Veja algumas características das principais pistas de esqui de Bariloche.

Cerro Catedral em Bariloche

Cerro Catedral é a pista mais antiga e famosa da Argentina, recebendo cerca de 250 mil visitantes a cada temporada de inverno. O local funciona há 70 anos e fica em Bariloche, um dos destinos preferidos dos brasileiros neste país.

Esquiar no Cerro Catedral em Bariloche

Seu ponto mais alto tem 2050 metros de altitude, e o mais baixo tem 1030 metros. A pista é a mais famosa do Hemisfério Sul e é a mais cheia para esquiar na Argentina. São 120 quilômetros de pistas que podem receber até 35 mil esquiadores por hora.

Há 9 pistas para iniciantes, 25 para intermediários, 15 para pessoas mais experientes e 10 que são as mais difíceis de todas, só para profissionais. No total também existem 19 lugares para comer por lá e mais diversas opções de hospedagem e lojas, ou seja, há uma estrutura enorme para atender a todos esses visitantes.

Estrutura do Cerro Catedral em Bariloche

Há parques e clubinhos para crianças, escola de esqui, e, para se ter uma ideia, estão disponíveis cerca de 7 mil equipamentos para esqui, 2 mil para snowboard e ainda existem 45 canhões para fazer neve artificial. O Cerro Catedral está localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Bariloche e abre todos os dias das 9h às 17h.

Piedras Blancas em Bariloche

Piedras Blancas é uma estação de neve em Bariloche onde você não pratica esqui ou snowboard como nas outras, mas sim o esquibunda, ou a chamada descida com trineo. Esse é um esporte super gostoso, muito divertido e bom para todas as idades, por isso esse é um ponto turístico bem recomendado para famílias e crianças.

Esquiar em Piedras Blancas em Bariloche

Há pistas com diferentes níveis de dificuldade e você não precisa se prender tanto a regras e técnicas que o esqui exige. Lá você também pode subir no teleférico e curtir a vista da parte de cima de Piedras Blancas. Esta estação de esqui está a apenas 5 quilômetros de distância do centro de Bariloche e funciona todos os dias das 9h às 17h30.

Cerro Otto em Bariloche

Cerro Otto é um passeio imperdível e bem típico entre aqueles que visitam Bariloche. Na verdade, ele até é um pouco parecido com Piedras Blancas, que citamos acima. Esse local é um morro onde há um teleférico fechado que leva quatro pessoas por vez.

Esquiar no Cerro Otto em Bariloche

Lá no topo é possível ver neve, praticar esquibunda, que seria uma variação do esqui, fazer caminhadas e conferir a Confeitaria Giratória. Você também pode comprar lembrancinhas em duas lojas, ver uma galeria de arte e uma casa noturna.

Nesse belo local dá para tirar muitas fotos, apreciar a paisagem e se divertir muito. Lembrando que as atividades de neve rolam o ano todo, não se restringindo aos meses de inverno, e que a confeitaria é a única giratória da América do Sul. O Cerro Otto está a apenas 5 quilômetros de distância do centro de Bariloche

Confeitaria Giratória - Bariloche

Esquiar na região de Mendoza

A região mais perto de Buenos Aires para esquiar é Mendonza. São menos de 1200 quilômetros da capital do país até as duas principais pistas da área: Las Leñas e Penitentes. Pelo fato de Mendoza ser menos procurada do que Bariloche durante o inverno, isso pode ser uma vantagem para quem não gosta de dividir o espaço com tantos turistas.

Esquiar na região de Mendoza

Apesar de serem apenas duas estações de esqui, elas são muito boas e também estão entre as melhores na Argentina. Las Leñas, por exemplo, é um dos maiores complexos de inverno na América Latina. Por isso, se seu objetivo durante a viagem for somente esquiar, a região de Mendoza pode ser a melhor opção.

Las Leñas em Mendoza

Este complexo fica em meio a Cordilheira dos Andes, e a altitude ali é bem alta, sendo que a base fica a 2240 metros de altitude e o ponto mais alto está a mais de 3400 metros acima do nível do mar. Por conta disso, as temperaturas por lá no inverno ficam entre -5 e 5 graus Celsius.

Las Leñas em Mendoza

Em Las Leñas você vai encontrar 17500 hectares disponíveis para esquiar e 29 pistas com 4 níveis de dificuldade. Inclusive, uma das pistas tem 7 km de extensão, o que a faz ser uma das mais longas do mundo.

Um fato curioso é que, além dos serviços tradicionais que uma estação de esqui tem a oferecer, como um parque para freestyle e aulas de esqui, em Las Leñas existem 2 quilômetros de pistas iluminadas, fazendo desse o único lugar da América do Sul onde é possível esquiar a noite. O local tem capacidade para receber 12 mil esquiadores por hora, ou seja, ele possui uma super estrutura para os visitantes.

Las Leñas toda iluminada

Los Penitentes em Mendoza

A estação de esqui Los Penitentes existe desde 1979 e conta com uma boa infraestrutura hoteleira ao seu redor, então dá para pernoitar no local. Há, inclusive, um pequeno centro de compras, restaurantes e até discoteca nas redondezas. As montanhas, onde fica a estação de esqui, costumam ter temperatura ambiente de -4°C a 7 °C. Na maioria dos dias, o tempo é seco e com sol.

Los Penitentes em Mendoza

Para os esquiadores, há 25 pistas de diferentes comprimentos e quedas em Los Penitentes, desde as voltadas para iniciantes até as para avançados. A temporada de esqui vai do meio de junho até o final de agosto, podendo variar de ano a ano. E, além de esqui, dá para praticar snowboarding e heli-skiing (ski ou snowboard sendo lançado de helicóptero).

Muito mais dicas da Argentina no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Argentina, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Argentina. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar na viagem à Argentina

Use seu celular à vontade em Buenos Aires

Poder usar seu celular em Buenos Aires, Bariloche, na Argentina e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro, você economiza por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Argentina nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Argentina. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Buenos Aires, Bariloche, Córdoba, Mendoza e qualquer outro lugar da Argentina e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar onde esquiar em Buenos Aires quando estiver lá.

Pessoa usando o celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Buenos Aires

Agora que você já viu onde esquiar em Buenos Aires, uma dica legal para quem vai para Buenos Aires é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma ótima opção.

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Argentina que são próximas, explorar suas estradas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro na Argentina.

Carro na Argentina

Uma indicação também que faz a diferença na viagem a Buenos Aires é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Esta cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Buenos Aires.

Buenos Aires na Argentina

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Comprar seus ingressos antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado.

Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos para a Argentina, e achamos ótimo. Como ele é o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança.

Passeio de ônibus turístico por Buenos Aires

É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos de Buenos Aires, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode mudar para qualquer outra cidade também.

Nós compramos o passeio turístico de ônibus por Buenos Aires, o show de tango com jantar incluso (que é ótimo), o passeio de barco pelo rio Delta do Tigre que é lindo e a excursão para visitar o estádio do Boca Juniors e do River Plate. Todos os passeios são ótimos, as vans e ônibus excelentes e a maioria busca você no próprio hotel.

Não se esqueça do seguro viagem para Buenos Aires

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior.

O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de seguro viagem internacional para Argentina com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias legais de Buenos Aires:

O que fazer em Buenos Aires: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Buenos Aires: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Buenos Aires: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.